Relato de Experiências do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA – UFU)
Resumo
Criado por estudantes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2014, o CSOA nasceu com a missão de promover simulações diplomáticas na universidade e, hoje, diversificou suas áreas de atuação sendo um dos mais relevantes pilares do curso na UFU. Neste texto, demonstra-se a forma como a instituição lidou com os obstáculos impostos pela pandemia da COVID-19 em 2021 e implementou novas atividades. Nesse sentido, aborda-se o eixo central de atuação do CSOA e as inovações implementadas nas simulações além da remodelação do UFUMUN, evento anual de abrangência nacional que reúnes estudantes interessados em simulações. Em seguida, mostra-se a criação de dois novos projetos criados em 2021 e com avaliação positiva por parte dos organizadores e dos participantes. O “Colóquio sobre política, segurança e organizações internacionais” foi organizado semestralmente e envolveu palestrantes de diferentes universidades do Brasil e de fora dele. O minicurso para estudantes de ensino médio recebeu apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e foi realizado no segundo semestre de 2021. Por fim, o texto pretende expor a diversidade de alternativas para que projetos de extensão sigam sendo úteis para a comunidade externa inspirando pessoas e instituições a promoverem o conhecimento científico e a pluralidade de ideias.
Referências
LONGHI, Magalí Teresinha; BERCHT, Magda; BEHAR, Patricia Alejandra. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Renote: Novas tecnologias na educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/14232/8148. Acesso em 20 out. 2021.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (exemplo.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.