Relato de Experiência do Projeto Adote um Pesquisador (PPGD/FMD PUC MINAS)
Resumo
O projeto Adote um Pesquisador, parceria entre a Faculdade Mineira de Direito (FMD) e o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) presenteou os discentes de graduação e da pós-graduação stricto sensu com 03 (três) edições, que ocorreram entre 2020 e 2023. O objetivo principal do projeto é, por um lado, contribuir para o aperfeiçoamento da produção de pesquisa de mestrado e doutorado; por outro, permitir ao estudante de graduação vivenciar a realidade da vida em um programa de pós-graduação stricto sensu pelas lentes de seus estudantes. A metodologia utilizada no projeto é inovadora, pois construída a partir de linguagem fluida e resiliente. O escopo do projeto é a “adoção”, por parte de um grupo de graduandos, de um mestrando ou doutorando e de sua pesquisa, a fim de trocar conhecimentos e trazer uma perspectiva prática da pesquisa para os graduandos, além de auxiliar os pós-graduandos na coleta de dados e fomentar a pesquisa empírica, transformando a realidade da pesquisa jurídica.
Referências
Copyright (c) 2024 Marinella Machado Araujo, Marina Caldeira Ladeira, Ana Célia Passos Pereira Campo, Aretuza Karina Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (exemplo.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.