Ensino, Pesquisa e Direitos Humanos
Relato de Experiência Docente e Discente no Curso “Direito da União Europeia: Sinergias entre os Sistemas Europeu e Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos”
Palavras-chave:
União Europeia, Sistema Interamericano, Direitos Humanos, Desafios Globais, Cátedra Jean MonnetResumo
Trata-se de um relato de experiência referente ao curso “Direito da União Europeia: sinergias entre os sistemas europeu e interamericano de proteção aos direitos humanos”, promovido pela Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Uberlândia, realizado no início do segundo semestre de 2023. O curso abordou as interseccionalidades entre o Direito da União Europeia e o Direito Interamericano, com foco na proteção dos direitos humanos em um contexto global. Durante o curso, foram discutidos desafios contemporâneos enfrentados pela UE, como a guerra na Ucrânia, a crise energética, a inflação, e as mudanças climáticas, que exigiram respostas coordenadas e solidárias dos Estados-Membros. A coordenadora, Profa. Dra. Cláudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro, destacou a importância de compreender a capacidade de adaptação da UE e a sinergia entre os dois sistemas jurídicos. Além disso, o curso teve como objetivo explorar a influência da União Europeia em países terceiros e entender como sua estrutura pode impactar as relações internacionais contemporâneas.
Downloads
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro, Thiago Giovani Romero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (exemplo.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

